Capital federal sediará o Mundial de Marcha Atlética por Equipes em 2026

25 de março de 2025 14:33

Brasília foi escolhida para sediar o Campeonato Mundial de Marcha Atlética pelas Equipes da World Athletics em 2026. O anúncio foi feito nesta terça-feira (25) pelo presidente da entidade, Sebastian Coe, durante uma entrevista realizada em Pequim, na China, após a 237ª Reunião do Conselho Mundial de Atletismo. Esta será a primeira vez que uma competição ocorrerá no Hemisfério Sul, reforçando o papel do Brasil no cenário esportivo internacional.

O evento acontecerá em abril de 2026, com a prova sendo disputada em um circuito montado na Esplanada dos Ministérios. A candidatura foi patrocinada pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), em parceria com o Governo do Distrito Federal (GDF) e com o apoio da Caixa. Brasília concorreu com as cidades de Samborondón, no Equador, e Varsóvia, na Polônia, e acabou sendo a escolhida para sediar o torneio.

A decisão foi comunicada oficialmente à CBAt pelo Conselho Mundial de Atletismo. O secretário de Esporte e Lazer do Distrito Federal, Renato Junqueira, celebrou a conquista: “Brasília está pronta para marchar com o mundo”.

Estrutura e tradição esportiva

Segundo o secretário, a capital federal tem todas as condições permitidas para receber um evento dessa porta. “Somos a capital do Brasil e contamos com infraestrutura esportiva, logística eficiente, segurança e um cenário simbólico para a competição”, afirmou. “Além disso, Brasília é a cidade de Caio Bonfim, nosso medalhista olímpico e referência na marcha atlética. O carinho do público brasileiro e a forte tradição esportiva do Distrito Federal fazem da cidade um local ideal para esse grande evento.”

O Centro de Marcha Atlética de Sobradinho (Caso), além de revelar Caio Bonfim, também formou os atletas Max Batista e Gabriela Muniz, que já representaram o Brasil nos Jogos Olímpicos. O slogan adotado na candidatura foi “Brasília, pronta para caminhar com o mundo” (Brasília, pronta para marchar com o mundo).

Para fortalecer a proposta, um vídeo destacado como características da cidade, apresentando seu planejamento urbano moderno, amplas avenidas, parques e espaços abertos, além de um aeroporto internacional, uma extensa rede hoteleira e fácil acesso ao local das provas.

Foto: Divulgação/SEL-DF

*Com informações da Agência Brasília

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *