Curso para atendimento e vendas capacita migrantes do DF de forma gratuita
6 de setembro de 2024 18:47O Sindicato do Comércio Varejista do Distrito Federal (Sindivarejista) abriu, pela primeira vez, um curso voltado exclusivamente a migrantes moradores da capital do país. Por meio de aulas gratuitas, os participantes aprenderão técnicas de atendimento e vendas.
Até o momento, há 55 migrantes de distintas nacionalidades matriculados no curso. As atividades terão carga total de 20 horas e vão ocorrer de 9 a 13 de setembro, sempre no período da tarde.
A iniciativa ocorre em parceria com a Organização Internacional para as Migrações (OIM) no Brasil. A instituição, que atua como uma agência da Organização das Nações Unidas (ONU), ficou responsável pela captação dos alunos.
O Sindivarejista informou que, após a capacitação, os alunos serão encaminhados para vagas em estabelecimentos do Distrito Federal. “Dentro do sindicato, há uma bolsa de empregos com cerca de 200 vagas para o comércio. A expectativa é de que esses 55 migrantes consigam ocupar parte delas”, destacou a entidade, por meio de nota.
“Uma das grandes dificuldades dos migrantes é encontrar empregabilidade. Esse curso é um projeto-piloto, e temos intenção de fazer novas edições”, completou o Sindivarejista.
Dados do Observatório das Migrações Internacionais (OBMigra) mostram que a capital federal recebeu 17.260 migrantes, entre 2015 e 2020. Em julho último, foi sancionada a Lei Distrital nº 7.540/2024, voltada a esse público.
O texto da legislação, de autoria do deputado distrital Fábio Felix (PSol), estabelece diretrizes para instituição da Política Distrital para a População Imigrante no Distrito Federal e envolve diversos setores do poder público, como saúde, educação, habitação, entre outros.
Foto: Unsplash
Fonte: Metrópoles