
GDF inaugura maior obra de drenagem da Asa Norte neste sábado (29)
28 de março de 2025 17:50Neste sábado (29), o Governo do Distrito Federal (GDF) inaugura o maior projeto de captação e escoamento de águas pluviais já realizado na capital. Com um investimento de R$ 180 milhões, o Drenar DF surge como solução definitiva para um problema histórico de alagamentos na Asa Norte, promovendo mais segurança e qualidade de vida para a população.
A nova rede de drenagem dobra a capacidade do sistema atual, mitigando os impactos das chuvas na região. Além disso, o projeto contribui para a preservação do Lago Paranoá, reduzindo a quantidade de resíduos que chegam ao corpo hídrico por meio de um reservatório de detenção. Outro benefício do empreendimento é a criação de um novo espaço de lazer e esporte: o Parque Urbano Internacional da Paz.
As obras, conduzidas pela Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap), foram divididas em cinco lotes e concluídas em etapas. Durante os períodos de maior intensidade, até 35 frentes de trabalho atuaram simultaneamente, gerando 450 empregos diretos e indiretos.
A nova tubulação possui 7,7 km de extensão e foi projetada para suportar grandes volumes de água, garantindo um escoamento eficiente. O trajeto da rede começa na Arena BRB (Estádio Nacional Mané Garrincha) e se estende pelas quadras 902, 702, 302, 102, 202 e 402 da Asa Norte, atravessando vias importantes como a W3 Norte, Eixão, L2 Norte e L4 Norte.
Para otimizar a drenagem, 291 bocas de lobo foram instaladas em pontos estratégicos identificados como críticos para alagamentos. Além disso, a nova rede foi integrada à antiga em sete pontos distintos, permitindo uma distribuição equilibrada do fluxo de água e prevenindo sobrecargas.
Preservação ambiental e novo espaço de lazer
O reservatório de detenção, localizado no Parque Urbano Internacional da Paz, ocupa uma área de 37 mil m² – equivalente a quatro campos de futebol – e tem capacidade para armazenar até 96 mil m³ de água. Sua função é reduzir a velocidade e a quantidade de impurezas na água antes que ela chegue ao Lago Paranoá, preservando sua balneabilidade e qualidade.
Além de abrigar a bacia de detenção, o parque contará com uma praça, ciclovia, calçadas e estacionamento, além de áreas arborizadas. O projeto foi desenvolvido pela Terracap em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh-DF) e seguiu normas do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Tecnologia inovadora na execução das obras
A instalação das galerias subterrâneas do Drenar DF utilizou o método tunnel liner, minimizando impactos na superfície. Para isso, foram abertos 108 poços de visita, essenciais para manutenção e inspeção futuras. Esses acessos possuem profundidade média de 11,32 metros, com alguns chegando a 21,3 metros – altura equivalente a um prédio de seis andares.
Durante as escavações, diferentes tipos de solo foram identificados, exigindo adaptações nas técnicas utilizadas. Enquanto a maior parte do percurso permitiu a escavação manual, um trecho próximo ao reservatório exigiu o uso de equipamentos especializados, como escavadeiras e furadeiras hidráulicas.
Próximos passos
O projeto prevê uma segunda fase, estendendo a rede de drenagem das quadras 4 e 5 até as quadras 14 da Asa Norte. Essa etapa aguarda aprovação da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e disponibilidade de recursos. Um terceiro plano está em estudo para atender as quadras 15 e 16, consolidando a modernização do sistema de drenagem da região.
*Com informações da Agência Brasília
Foto: Anderson Parreira/Agência Brasília