Ciclone extratropical pode atingir SP e Sul do Brasil nesta semana

21 de outubro de 2024 16:47

A semana tende a ser de instabilidade no clima em grande parte do Brasil, impulsionada pela maior umidade e pela formação de um ciclone extratropical na região Sul. Segundo meteorologistas do Climatempo, a partir de quarta-feira (23), um sistema de frente fria e o ciclone devem atingir os três estados do Sul, provocando condições climáticas adversas.

O ciclone extratropical em formação na região Sul pode ser perigoso, conforme destacam os especialistas. A expectativa é de que ele apresente uma pressão atmosférica muito baixa em seu centro, resultando em tempestades com ventos extremamente fortes.

Além dos ventos fortes, a frente fria que acompanha o ciclone avançará até o litoral de São Paulo nos próximos dias. Embora esta segunda-feira (21) tenha registrado poucas chances de chuva no estado paulista, a tendência é que a instabilidade aumente na terça-feira (22).

Segundo o Climatempo, a quarta-feira (23) deve ser marcada por risco elevado de temporais, com ventos fortes e pancadas de chuva que podem ocorrer em diversas regiões do estado.

No restante da região Sudeste, a frente fria que esteve sobre o Espírito Santo começa a se afastar, mas ainda há previsão de nebulosidade em áreas do Rio de Janeiro e Minas Gerais. O aumento da umidade mantém o risco de pancadas de chuva nessas regiões, ainda que de maneira isolada.

A situação no Centro-Oeste segue influenciada por uma massa de ar quente e úmido. As pancadas de chuva, acompanhadas por raios, devem ocorrer principalmente à tarde e à noite em todos os estados e no Distrito Federal.

Goiás, que teve um fim de semana marcado por chuva, deve apresentar um volume menor de precipitações ao longo da semana, mas sem descartá-las por completo.

No Nordeste, uma massa de ar seco deve predominar na maior parte da região. Mesmo assim, chuvas isoladas podem ocorrer no início da semana, especialmente no interior da Bahia, Maranhão e Piauí. O clima tende a ser mais seco em outras áreas, com poucas possibilidades de precipitação significativa.

No Norte do Brasil, a previsão de chuvas também é limitada, mas algumas regiões devem receber precipitações, principalmente nas áreas do centro-oeste e sul do Amazonas, Acre e Rondônia. Essas regiões terão maior possibilidade de pancadas de chuva, embora não se esperem grandes volumes.

Foto de capa: Paulo Pinto

Reprodução/Diário do Centro do Mundo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *