Primeira etapa da restauração do Teatro Nacional é concluída com reabertura da Sala Martins Pena

19 de dezembro de 2024 17:08

Depois de 10 anos fechada, a Sala Martins Pena do Teatro Nacional Claudio Santoro foi reaberta na quarta-feira (18), com a apresentação de um espetáculo teste aos operários que trabalharam na obra e servidores de órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF). Essa é a primeira de quatro etapas de restauração do Batizado de “Sinfonia do Concreto”, o concerto faz parte da programação de reabertura do espaço que passou por modernização e readequação para cumprir as normas de segurança, combate a incêndio e acessibilidade.

O concerto foi conduzido pela Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, que voltou ao espaço após 11 anos – a última temporada do grupo no complexo cultural foi em dezembro de 2013. “Fazemos esse concerto com muita alegria e satisfação, porque essas pessoas possibilitaram com o seu trabalho que esse espaço fosse entregue aqui com a excelência que ele merece”, afirmou o maestro Claudio Cohen.

Exposição

Em celebração à reinauguração, o Museu Nacional da República Honestino Guimarães cedeu parte do acervo fotográfico de Mila Petrillo para a exposição Encenações, em cartaz em uma área do foyer da Sala Martins Pena.

A mostra presta uma homenagem ao Teatro Nacional, com imagens das décadas de 1980, 1990 e 2000 de espetáculos de dança e teatro. A curadoria é de Fran Favero, diretora do museu. 

Restauração

A obra de restauração teve início em dezembro de 2022 pela Sala Martins Pena e seu respectivo foyer. Para a viabilidade da obra, foi necessário fracionar o projeto em quatro etapas.

Com investimento de R$ 70 milhões por meio da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF), a primeira etapa consistiu na adequação da infraestrutura para as diretrizes atuais, bem como a recuperação da sala Martins Pena.

Serão investidos R$ 315 milhões na próxima fase da obra, que teve o edital de licitação divulgado nesta quarta-feira no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF). O projeto inclui a Sala Villa-Lobos, o Espaço Dercy Gonçalves, a Sala Alberto Nepomuceno e o foyer da Villa-Lobos.

Confira a programação de reabertura do Teatro Nacional:

Sábado (21/12): O Recomeço

19h – Apresentação Almir Sater

Domingo (22/12): De volta aos palcos

11h – Teatro Infantil – Saltimbancos

17h – Os Melhores do Mundo – TelaPlana

19h – Os Melhores do Mundo – TelaPlana

Segunda-feira (23/12): Hoje é dia de rock

20h – Plebe Rude

Quinta-feira (26/12): Dia de dança

Mostra de danças diversas durante o dia inteiro

(*) Entrada franca. Ingressos no site Sympla (clique aqui)

Foto: Joel Rodrigues/ Agência Brasília

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *