Sob gestão Tarcísio, mortes pela polícia de SP crescem 78% em 2024

22 de outubro de 2024 10:45

Sob a gestão de Tarcísio de Freitas (Republicanos), as mortes pela polícia de São Paulo cresceram 78% nos primeiros oito meses de 2024, em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública, 441 pessoas foram mortas por agentes das forças de segurança, contra 247 em 2023. O aumento foi mais expressivo entre pessoas negras, que representam 64% das vítimas fatais, totalizando 283 mortos.

Um levantamento do Instituto Sou da Paz destaca que, enquanto a letalidade policial entre negros subiu 83%, o aumento entre brancos foi de 59%.

O estudo ressalta que a soma de pessoas pretas e pardas representa 41% da população paulista, mas a proporção de negros entre as vítimas da polícia está cada vez maior, especialmente em áreas periféricas e na Baixada Santista, onde as operações Escudo e Verão resultaram em 93 mortes até o momento.

A Secretaria da Segurança Pública afirmou que as forças policiais agem dentro da legalidade e que os casos de letalidade são investigados. No entanto, especialistas, como Carolina Ricardo, diretora-executiva do Instituto Sou da Paz, associam o aumento das mortes a um esvaziamento das políticas de controle do uso da força, citando o enfraquecimento do programa de câmeras corporais implementado em anos anteriores.

Foto de capa: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

Reprodução/Diário do Centro do Mundo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *